Para quem gosta de sempre exibir os óculos de sol mais bonitos da estação, é importante saber que eles não são apenas artigos de beleza. Os óculos de sol são importantes aliados na defesa da nossa visão contra os raios nocivos emitidos pelo sol, que podem causar problemas graves à saúde ocular. No entanto, os óculos de sol piratas oferecem riscos à saúde ocular, já que não oferecem a proteção necessária contra os raios UV do sol e, assim, não cumprem o principal papel do acessório.

 

 

A luz intensa do sol pode causar danos permanentes à visão e à pele, como queimaduras. Além de se usar óculos de sol, é muito importante usar protetor solar para proteção da pele. E mais: toda essa proteção não é só para a hora de ir à praia. Sempre que sair o sol, não dispense o óculos de sol e o protetor solar.

 

O que são raios UV? A radiação dos raios UV traz severos problemas à saúde dos olhos.

 

Esta radiação contribui para a degeneração macular senil, ou seja, prejudica a saúde da retina. Os perigos vão até o câncer de pele, que é possível se desenvolver nas pálpebras. A luz do sol entre os horários das 10h e 14h deve ser evitada a todo custo, já que é quando a exposição aos raios UV é mais danosa ao ser humano. Apesar disso, é importante usar a proteção dos óculos de sol em todos os momentos em que sair ao sol.

 

Atenção às crianças A importância de usar uma proteção ocular competente também se aplica às crianças.

 

Pelas características mais sensíveis das crianças, as chances de sofrerem ainda mais com os danos dos raios UV são maiores. Não arrisque com óculos de sol piratas para os pequenos: lembre-se da importância de uma proteção competente para os olhos.