Devido à sensibilidade natural dos olhos, usar lentes de contato pela primeira vez pode ser algo intimidante, ou mesmo impedir que algumas pessoas façam a mudança para lentes de contato. No entanto, a grande maioria das pessoas que começam a usar lentes de contato passam a ter facilidade no uso depois de uma ou duas semanas. Colocar as lentes de contato e retirá-las se torna parte de uma rotina diária, junto com inúmeros benefícios.  As dicas abaixo irão lhe ajudar no processo de adaptação durante a sua primeira vez usando lentes. Saiba tudo o que fazer antes, durante e depois de remover as suas lentes de contato.

Seja qual for o seu motivo para comprar lentes de contato, este conselho é valioso: fazer todos os exames oftalmológicos é o passo mais importante no processo. O seu médico oftalmologista não só avaliará suas necessidades relacionadas à visão, mas também determinará o tipo e o formato das lentes de contato que você precisa com base em testes de oclusão, pressão ocular, entre outros. Portanto, é importante ir ao oftalmologista e fazer todos os exames solicitados, mesmo se a sua intenção é apenas usar lentes de contato coloridas sem grau. Fazer os exames necessários irá lhe poupar de possíveis desconfortos.

Colocando as lentes de contato:

Depois de lavar as mãos, que é um passo extremamente importante antes de colocar as lentes de contato, você precisa enxaguar suas lentes em uma solução feita especialmente para o tipo de lente que você está utilizando. As soluções multiuso são ótimas e devem ser usadas sempre para limpeza, enxágue, desinfecção, remoção de proteínas e lubrificação. Além de desinfetar, essas soluções proporcionam conforto, pois hidrata suas lentes e elimina os depósitos de proteína.

Certifique se que as lentes de contato estão na posição correta, ou seja, se as bordas da lente apontam para fora. Use os dedos da mão para segurar sua pálpebra superior para cima e outro dedo para segurar sua pálpebra inferior para baixo, e enquanto olha para a frente, coloque a lente no centro do seu olho com o dedo indicador. Feche os olhos e pisque até se sentir absolutamente confortável.

Removendo as suas lentes de contato:

Lave bem as mãos e enquanto olha para cima ou para o lado, puxe sua pálpebra inferior para baixo. Com o outro dedo, aperte delicadamente a lente, afastando-a da superfície do seu olho. Isso, obviamente, aplica-se a lentes flexíveis. Para lentes mais rígidas, consulte os conselhos do seu médico para remover adequadamente.

Cuidados e limpeza:

Cuidar adequadamente das suas lentes de contato ajudará a manter a saúde dos seus olhos e aumentará o conforto. Mantenha suas lentes limpas e hidratadas usando soluções multiuso, gotas umidificantes/lubrificantes e removedor de proteína. Cada tipo de lente necessita de uma solução multiuso diferente. Existem soluções multiuso (enxague e desinfecção) para lentes gelatinosas, de silicone hidrogel, gelatinosas de uso anual e rígidas. Além do uso de soluções multiuso é necessário ter um estojo para armazenar as lentes de contato.

Há diversas lentes de contato no mercado de acordo com a necessidade de cada pessoa. Lentes de silicone hidrogel, para astigmatismo (tóricas), graus altos, hipermetropia (com grau +), miopia (grau -), presbiopia (multifocais) e lentes coloridas.

Agora que você já sabe como usar e cuidar das suas lentes de contato, é hora de procurar um médico oftalmologista, fazer seus exames e começar a usar suas lentes.